domingo, 25 de fevereiro de 2024

MARÍTIMA

Fonte: Google

 

MARÍTIMA


Elmar Carvalho

 

Do mar eu trouxe

o vento que dança

em torno de meus cabelos.

Trouxe este meu cheiro

de sal, mariscos e maresia.

Vaqueiro fui e fazendeiro

de estrelas-do-mar que

subiram ao céu para formar

constelações e galáxias.

Nas pontas agudas de meus dedos

cintilam fogos-de-santelmo.

Meus olhos têm o brilho

que roubei das ardentias.

Os relâmpagos das procelas

pousaram nas minhas mãos

e nelas se aninharam.

Do ritmo do mar eu trouxe

os meus gestos e o meu jeito de falar.

Num lance de búzios

joguei minha cartada final

em que fui anjo terminal.

Do mar eu trouxe a cantiga

do vento na voz dos búzios.

Sobre o dorso de alados cavalos-marinhos

pesquei sereias malévolas que me

encantaram e depois fugiram.

No vai-e-vem das ondas

busquei o meu gesto de

posse e devolução.

Trouxe o meu beijo temperado

no salamargo de suas águas.

Trouxe tesouros sepultos

nas covas do coração.

Com o mar aprendi meu modo

de caravela: meus dedos

são filamentos que machucam

sem querer, que ferem

sem ter por quê.

Trouxe caracóis que se (con)fundiram

com os caminhos labirínticos que trilhei.

Louros, nunca os tive,

exceto algas em meus cabelos.

Arrebatado por navios fantasmas

conheci várias e inefáveis dimensões.

Nadei contra as correntes marinhas,

mas a elas cansado me entreguei,

despojado da púrpura e do cetro

com que havia lutado.

Trouxe do mar as conchas ilusórias

     – multiformes e multicores –

com que minha vida enfeitei.

Mas sobretudo trouxe a vida

na alegria das chegadas

e na tristeza das despedidas.

Nota: acabo de receber [25/02/2024, às 11:22 h] o seguinte comentário, rimado e metrificado, do grande poeta cordelista JOAMES:

O mar cedeu, espontâneo,

Procelas e calmarias,

As Sereias a cantarem

Tentadoras sinfonias,

Ondas, neblina e orvalho

Para que Elmar Carvalho 

Transformasse em poesias.

(Joames).

5 comentários:

  1. QUE RAPAZ INTELIGENTEMEU PRIMO.AMEI A SUA POESIA.PARABÉNS.BOM DIA

    ResponderExcluir
  2. Caríssimo poeta, não sei se essa poesia é nova ou velha (pelo estilo parece nova, fruto do amadurecimento), mas considero que vc se superou!!! Uma escolha perfeita de belas e significativas palavras combinada com uma colocação primorosa!!! Não deixa nada a desejar aos nossos maiores poetas!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado. Mas o poema é quarentão. É da primeira metade dos anos 1980.

    ResponderExcluir
  4. "Marítima" é fascinante,
    Do jovem lobo do mares,
    Que faz das brisas, procelas
    E revoltas preamares
    Oceanos em calmarias,
    Na forma de poesias
    Espelhar os verdes-mares.
    (Chico Acoram)

    ResponderExcluir