domingo, 20 de outubro de 2024

EGOCENTRISMO

 

Fonte: Google

EGOCENTRISMO


Elmar Carvalho

 

     espirrei

na réstia de luz

da janela do meu quarto

e fiz surgir um

                  arco-íris

                  arco-do-triunfo

sob o qual

napoleonicamente passei

sobre o qual caminhei

em busca do

                        velocino de ouro

coroado com o l’ouro

de minha própria

      alquimia

Por WhatsApp, recebi dois interessantes comentários, que seguem abaixo:

O alquimista do verso,
Tal estrela lizidia,
Transforma seu universo
De palavras em poesia.
   (Joames)

A imagem mostra um poema escrito em português sobre egocentrismo, com uma ilustração no fundo. A ilustração parece ser um navio à deriva, com algumas pessoas a bordo. A água está agitada e o navio parece estar a ser engolido pelas ondas. O poema é uma metáfora para o sentimento de isolamento e solidão que pode surgir quando alguém se foca demasiado em si próprio. O navio representa o indivíduo, e o mar representa o mundo exterior. A tempestade representa os desafios e dificuldades que a vida nos lança. O poema sugere que o egocentrismo é um caminho perigoso que pode levar ao naufrágio.
                          (Reginaldo Soares)

O amigo Carlos Dias, poeta altoense de alto valor, comentou meu poema, certamente brincando, com esta célebre citação bíblica: "Ego sum qui sum". Respondi no sério, mas em tom de blague:

Aí só para o Eterno.
Prefiro dizer o que disse em outro poema: "Eu sou aquele que lutou para não ser".
Mas o Onipotente quis que eu fosse. 
Agora, quero ser um argonauta em busca de Deus, e não de velocino ou tosão de ouro.
Abraço.

2 comentários: