quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Várzea do Simão e a Igreja de N. S. Aparecida

 

Comitiva da APL na solenidade de entrega da imagem de São José, na residência de dona Socorro Mendes
Bico de pena criado pela IA Gemini



Várzea do Simão e a Igreja de N. S. Aparecida

 

Elmar Carvalho

 

Há cerca de dois meses, recebi a missão de elaborar o roteiro da APL Itinerante referente à cidade de Parnaíba. Esse projeto foi aprovado pela diretoria da Academia. O acadêmico Valdeci Cavalcante se prontificou a dar todo o apoio necessário, por meio da Fecomércio, da qual é operoso presidente, e adianto que assim o fez, integralmente.

 

Na mencionada reunião, o confrade e historiador Fonseca Neto sugeriu que fosse feita uma rápida visita à comunidade Várzea do Simão, localizada à margem direita do Parnaíba, a aproximadamente seis quilômetros a jusante da ponte do Jandira.

 

Nesse povoado, está sendo erguida uma pequena igreja, sob a invocação de Nossa Senhora Aparecida. Nessa ocasião, ele faria a entrega de uma imagem de São José, que havia prometido a minha esposa, Fátima. A imagem seria uma doação dele e do padre Tony Batista, também membro da APL.

 

Abro aqui um parêntese para fazer um breve relato sobre essa localidade. Fica encravada na data Várzea. Em algum ponto dela, os Balaios atravessavam o Parnaíba e seguiam, creio eu, em direção à Barra do Longá, de onde prosseguiam rumo a Frecheiras da Lama, cujo proprietário, Domingos Ferreira de Veras, lhes dava apoio. Na localidade ainda vivem pessoas conhecidas como os “Balaios”, que o historiador Vicente de Araújo Silva, o Potência, acredita serem descendentes de participantes da Balaiada.  

 

Um dos antigos moradores da gleba Várzea do Simão foi o avô de Fátima, Simão Rodrigues de Souza, oriundo de Ubatuba, distrito de Granja (CE), que lá se fixou no final do século XIX. Casou-se com Firmina Carvalho das Neves, nascida em Cadoz, localidade próxima. Tiveram cinco filhos, entre os quais João Rodrigues e Severiano Neves.

 

João Rodrigues, além de seu quinhão, adquiriu vários lotes de outros herdeiros. Tocou a vida como agropecuarista respeitado por vizinhos e parentes, sobretudo na época do extrativismo econômico. É o pai de Fátima, que doou o terreno para a construção da igreja de N. S. Aparecida.

 

Severiano das Neves é considerado o fundador, ou um dos fundadores, de São Félix do Araguaia, município de que foi prefeito. Foi um dos primeiros povoadores da região, ao arregimentar e conduzir para lá vários irmãos, parentes, amigos e conhecidos. Fecho o parêntese.

 

Como uma das pontes não permitiria a passagem de um ônibus grande, pedi à presidente Fides Angelica de Castro Veloso Mendes Ommati que o programa da viagem fosse modificado, de modo que o historiador Fonseca Neto fizesse a entrega da imagem de São José na entrada do povoado Baixa da Carnaúba, na casa de dona Socorro Mendes, prima de Fátima, situada à beira da BR.

 

No dia 19/09/2025, conforme programado, por volta do meio-dia, a comitiva da APL adentrou a casa de nossa anfitriã, que nos recebeu com muitos tiros de foguete, água de coco e cajuína caseira, produzida na localidade.

 

Houve breve e singela solenidade, na qual usaram da palavra, de forma sucinta, eu, Fonseca Neto, em seu nome e em nome do padre Tony Batista, Socorro Mendes, Fides Angélica e Valdeci Cavalcante.

 

Fiz uma síntese da história do povoado Várzea do Simão e narrei a longa e difícil luta pela construção da igreja. Expliquei que a obra vinha sendo erguida com a ajuda dos moradores da localidade e de pessoas da vizinhança, por meio de doações, bingos, rifas e leilões. Enfatizei que, para sua conclusão, só faltava o piso.

 

Em rompante de fé e generosidade, o escritor e empresário Valdeci Cavalcante, dinâmico presidente do sistema Fecomércio no Piauí, declarou que doaria o piso.

 

Assim, se Deus quiser, até o final do ano, Fátima fará a doação da pequena e mimosa igreja de N. S. Aparecida à Diocese de Parnaíba. E a imagem de São José será levada à Várzea do Simão; em bonita procissão, adentrará o templo católico para sua sagração e entronização, quando será celebrada a Santa Missa.

8 comentários:

  1. Gratidão pelas doações recebidas 🙏A primeira igreja da comunidade várzea do Simão agradece de coração!🫶

    ResponderExcluir
  2. Rompante de fé e generosidade

    ResponderExcluir
  3. Valdeci Cavalcante é um homem arrojado! Aqui, com certeza, não serei censurado. Marcelino Barroso

    ResponderExcluir
  4. Corrobo a sua opinião. É um administrador dinâmico e criativo.

    ResponderExcluir
  5. Aplausos para Dona Fátima, por sua ação magnânima em prol da comunidade!

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha Elmar, adoro essas Vivências, tanta história a ser contada.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado pelo acesso e comentários, caros amigos.

    ResponderExcluir
  8. Linda a história da religiosidade de nossa gente Parnaíba nasceu com o nome de Testa Branca, N Sra. do Monte Serrath e Parnaíba. Parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir