sexta-feira, 11 de maio de 2012

PRESIDENTE DA APL MINISTRA CONFERÊNCIA EM PORTUGAL


Vista parcial de Mação - Portugal


Reginaldo Miranda

O presidente da Academia Piauiense de Letras, acadêmico Reginaldo Miranda proferiu no último dia 4, às 21 horas(17 no horário local), através da Internet, uma videoconferência subordinada ao tema Política Indigenista na Era Pombalina, para os convidados do Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, entidade mantida pela Câmara Municipal da vila de Mação, em Portugal.
Estavam presentes diversas autoridades, entre estas os vereadores da câmara local, os diretores do museu, estudantes dos cursos de mestrado e doutoramento da Universidade de Trás-os-Montes e diversas outros convidados.
Mação é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região e sub-região do Médio-Tejo. A área do concelho constitui riquíssima zona paleontológica e arqueológica onde já foram achados muitos fósseis pré-históricos e construções da época romana. Por essa razão é que a cidade criou o seu museu e vem destacando-se como um centro de referência cultural.
Durante meia hora o acadêmico Reginaldo Miranda discorreu sobre o todo-poderoso Marquês de Pombal e sua política indigenista consubstanciada no famoso Diretório de 3 de maio de 1757, cuja diretriz se contrapunha à anterior política dos jesuitas. Enquanto estes mantinham os indígenas isolados, com idioma próprio, falando a língua geral e vivendo unicamente a serviço dos interesses da Companhia e da Igreja, Pombal idealizou os indígenas vivendo em pé de igualdade com os portugueses, para isso incentivando os casamentos mistos, o uso de nomes cristãos e do idioma luso, a fim de radicar-lhes o amor e respeito ao rei e à pátria lusitana. Queria transformá-los em cidadãos portugueses, agentes da colonização, desta forma suprindo a falta de elemento humano no pequeno reino. Todavia, contra esses dois pensamentos vigorou a ação do colonizador, que subjugou os indígenas explorando sua mão-de-obra. Todos esses fatos e muitos outros foram referidos pelo acadêmico Reginaldo Miranda.
Essa conferência marcou o início de um intercâmbio cultural entre os dois países.

2 comentários:

  1. É muito importante essa conferência ministrada pelo presidente da APL, porque mostra para o mundo o valor da intelectualidade piauiense. Está de parabéns ao Dr. Reginaldo e a Academia Piauiense de Letras.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida o presidente Reginaldo Miranda deve ter feito uma brilhante palestra, porque é ele, hoje, sem nenhum favor, uma das maiores autoridades na história dos Índios no Piauí, já tendo publicado vários trabalhos sobre essa importante temática, inclusive, também, sobre a administração pombalina.

    ResponderExcluir