sexta-feira, 7 de agosto de 2015

A RETÓRICA DA DONA DILMA


A  RETÓRICA  DA  DONA DILMA

José Ribamar Garcia
Advogado e escritor
                             
                                       Parece que a sra. Dilma  Rousseff tem uma imensa dificuldade de coordenar seu pensamento e desenvolvê-lo num encadeamento lógico. Daí o exercício mental  doloroso, penoso, para concluir uma frase ou uma mera oração. Algo de lhe queimar neurônios. O pior  é que nunca consegue finalizar de forma inteligível. Será que ela tem consciência disso?  Certamente. Mas, a falta do senso de ridículo anda sempre ao lado da prepotência e da arrogância. Vejamos a ilogicidade  de suas falas.  Citamos as últimas, as do segundo mandato – que mal começou e não se sabe como vai terminar.  

  “... Nenhuma civilização nasceu sem ter acesso a uma  básica de alimentação. E aqui nós temos uma, como também os índios e os indígenas americanos têm a deles. (...) Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil”

 “Eu não quero falar de fraternidade, eu quero dizer que nós nos transformaremos em irmãos.”

 “Quando nós criamos uma bola dessas (feita de folha de bananeira na Nova Zelândia), nós nos transformamos em homo sapiens  ou mulheres sapiens.”
                       
                                         ( Discurso proferido no ato do lançamento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas)

                                         “ Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta mas, quando atingirmos  a meta, vamos dobrar a meta.”

                                      ( Dito diante de uma platéia de empresários, em 28/7/15).
                     
                                     “Se hoje é o dia das crianças, ontem eu disse que criança... o dia  da criança é dia da mãe, do pai e do professor, mas também  é o dia dos animais, sempre que você olha uma criança há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é  algo muito importante.”
                                    (transcrito do site www.youtube.com)

                                     “ O juiz Tofolli  informou para todo mundo que esta audiência dele estava pedida há muito mais tempo e por que?  Porque hoje era o dia que ele podia,   eu quase não podia, porque eu vinha pra cá.”
                                     (www.youtube.com)

                                      “Todos nós aqui sabemos que cada um de nós escolhe – a vida faz a gente escolher – alguma das datas em que a gente nunca vai esquecer desta data.”
   (www.youtube.com)

  
                                      A eloqüência de dona Dilma é de causar inveja ao samba do “Crioulo Doido”, do saudoso cronista Stanislaw Ponte Preta.
   
                                       Seus assessores deveriam proibi-la de falar de improviso, assim como fizeram com o seu mentor e cúmplice Luiz Inácio Lula da Silva, também conhecido por “Barba” ( o delator,  segundo Romeu Tuma Júnior, no livro “Assassinato de Reputações” ), e por “Brahma” ( na intimidade de Leo Pinheiro, ex-presidente da empreiteira OAS). 
                                       
                                       Pois pouparia os brasileiros de ouvirem tamanhas sandices e, sobretudo, os jovens para não desaprenderem a construir uma frase com coerência e lógica.     

2 comentários:

  1. Em uma análise por ordem cronológica das frases acima descritas, dá para ver que a Presidente está piorando a olhos vistos. E isso não é uma coisa normal, pois as pessoas sempre melhoram o discurso com o passar do tempo. Menos ela. Talvez esteja na hora de recorrer aos recursos de um especialista para atestar a sua sanidade.

    ResponderExcluir
  2. Presidenta do Brasil. A que ponto chegamos!!!

    ResponderExcluir