quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MINHAS PUBLICAÇÕES NA AMAZON



13 de agosto   Diário Incontínuo

MINHAS PUBLICAÇÕES NA AMAZON

Elmar Carvalho

Alguns meses atrás, tentei publicar um livro pelo sistema KDP da Amazon, mas tive algumas dúvidas no preenchimento do cadastro, de modo que desisti. Contudo, no dia 22 de julho, ao ligar para o amigo e escritor José Pedro de Araújo Filho, recebi a notícia de que ele havia aprendido a manejar essa ferramenta de editoração virtual.

No telefonema ele gentilmente se colocou à minha disposição para me ensinar a fazê-lo. Na época estava aberto o concurso de contos Brasil em Prosa, parceria da Amazon, Samsung e jornal O Globo, razão pela qual combinei com ele que no dia seguinte escreveria um conto, já que não tinha nenhum inédito, para que ele me ensinasse a inscrevê-lo no certame e publicá-lo no dia seguinte.

Tudo aconteceu na forma acordada. Pela manha escrevi o conto A mulher perfeita, e lhe enviei por e-mail. Passando um pouco das três horas da tarde cheguei a sua residência, onde o José Pedro me ensinou a publicá-lo pelo sistema da Amazon/Kindle.

Quando voltei para casa, ainda com os ensinamentos bem vivos em minha memória, para melhor fixá-los fiz uma postagem sozinho, e não tive maiores percalços. A relativa dificuldade fora somente no preenchimento do cadastro, em virtude de dúvidas burocráticas que tive, principalmente com relação a alguns termos ou expressões; mas nada de monta. Tratava-se apenas de zelo fiscal da empresa.

Desejando partilhar essa importante conquista, na reunião de sábado da Academia Piauiense de Letras, contei essa experiência aos confrades. Acrescentei que desde minha aposentadoria, em 19 de dezembro passado, uma sequência de boas coisas me tinha acontecido. Tanto que, indagado pelo amigo desembargador Santana sobre como estava me sentindo após a aposentadoria, respondi-lhe que era muito motivado em meu serviço, e que gostava de meu trabalho na magistratura, mas que, uma vez aposentado, estava gostando mais ainda.

Várias colegas se mostraram interessados em minha explanação. Por tal motivo, o presidente Nelson Nery Costa pediu-me para falar sobre esse assunto com mais detalhes e profundidade na próxima sessão ordinária. Entre outras vantagens, expliquei-lhes que a publicação era gratuita; que o ebook ficava à disposição de qualquer eventual leitor no mundo todo; que o livro ficaria no acervo da empresa por tempo indeterminado, talvez vários séculos; que os e-books não seriam devorados ou prejudicados por traças, cupins, goteiras, sujeiras e falta de espaço físico, males que assolam quase todas as bibliotecas e livrarias.

Por enquanto, já tenho disponível à venda na Amazon (www.amazon.com.br), pelo preço de um a três dólares os seguintes livros: A mulher perfeita (conto), A constante de Deus (conto), Cromos de Campo Maior (verso e anexo em prosa), Na toca do Velho Monge e outros textos ambientais (crônicas), O pé e a bola (histórias e crônicas sobre o futebol piauiense), Poemas escolhidos (antologia) e Vida in vitro (poema). Publiquei ainda Dois estudos sobre Confissões de um juiz, da autoria de Alcenor Candeira Filho e Cunha e Silva Filho, que discorrem com exemplar maestria sobre meu livro confessional.

Estimulado por essa valiosa ferramenta de editoração, estou organizando meus textos, que se encontravam dispersos, em forma de pequenos livros, que estou expondo à venda por módicos preços. Evidentemente, aos poucos, irei publicar os que já foram dados à estampa na modalidade impressa.


Estou desconfiado de que as minhas publicações na Amazon serão amazônicas, decerto não na qualidade, mas ao menos na quantidade, embora não me considere prolífico e muito menos prolixo.

2 comentários:

  1. Fiquei contente em poder ajudar, mas o aluno me pareceu, logo no inicio, muito ativo, inteligente e interessado. Dai ter aprendido com a rapidez de um tiro de arcabuz dos patriotas do Jenipapo.

    ResponderExcluir
  2. Não tanto, caro Mestre.
    O professor é que de fato soube transmitir seus conhecimentos.

    ResponderExcluir