quinta-feira, 5 de maio de 2016

HISTÓRIAS DE ÉVORA - Capítulo IV


HISTÓRIAS DE ÉVORA

Este romance será publicado neste sítio internético de forma seriada (semanalmente), à medida que os capítulos foram sendo escritos.

           Capítulo IV

NO CANTINHO DOS INOCENTES

Elmar Carvalho

Desde o seu alumbramento, ao ver Neuza desnuda, e o assédio de Suzana, a que resistira brava e estoicamente, Marcos não pensava em outra coisa, a não ser em perder sua virgindade com alguma rapariga, ainda que do baixo meretrício. Falou desse plano ao Fabrício, que também fazia parte do grupo responsável pelo jornal mural, no qual publicava contos e crônicas, além de ser o dono, o técnico e um dos jogadores do Flamengo Eborense Clube, time de futebol amador.

Era ele filho de um alto comerciante de Évora, proprietário de uma loja de eletrodomésticos, que vendia seus produtos para todas as cidades circunvizinhas. Tinha apenas uma irmã, de nome Marta. Recebia uma boa mesada de seu pai, mas era comedido, sóbrio, nunca esbanjava, e muito menos praticava ostentação. Simpático e previdente, quase todo dia passava pelo comércio do pai, com o intuito de obter experiência comercial e administrativa.

Fabrício exercia natural liderança sobre seus amigos e companheiros, desprovido que era de arrogância e empáfia, não obstante ser considerado rico, para os padrões da época e da localidade. Conquanto fosse o dono da farda rubro-negra eborense, da bola de couro, do campo, que ficava num terreno de seu pai, não precisava dessas “prerrogativas” para integrar a equipe, pois era um dos melhores goleiros do futebol amador. Tinha grande elasticidade e coragem. Inteligente e intuitivo, sabia se posicionar muito bem, e parecia antever a trajetória da bola, fechando os ângulos em direção ao gol. Quando necessário, arrojava-se aos pés do atacante para impedir o chute ou desviar o curso da pelota.

Dava belas “voadas” ou “pontes”, em que parecia revogar a lei da gravidade. Tinha grande habilidade em encaixar a bola nas mãos ou entre o peito e os braços. Quase nunca “batia roupa”, que é o lance em que o goleiro não agarra a bola, mas a rebatia ou espalmava para fora da zona de perigo. Pelo que se sabe, nunca engoliu um “frango”. Às vezes se auto escalava para jogar na lateral ou na ponta direita, em que atuava com boa desenvoltura, embora não fosse propriamente um craque nessas duas posições.

Ficou acertado, entre ele e Marcos, que se encontrariam no sábado, no início da noite, no bar e mercearia do Zé Afonso, para tratarem da incursão à zona meretrícia. Convidaram também o Mário Cunha, que já tinha incipiente experiência nessa seara. Fabrício, pela sua própria condição financeira, tinha razoável prática em fornicação. Foi a seu convite que Marcos bebeu pela primeira vez, com certo receio, relutância e mesmo remorso. Ficou mais alegre e espirituoso, e ria aparentemente sem motivo, pelo que recebeu admoestações de Fabrício, para que se contivesse.

No estabelecimento de Zé Afonso existia um espaço denominado Cantinho dos Inocentes, em que o chamativo letreiro vermelho, pintado na parede, formava um ângulo de noventa graus. Portanto, o Cantinho dos Inocentes ficava efetivamente em um canto do comércio, e dispunha apenas de uma mesa de madeira e quatro cadeiras. O encanto estava apenas no sugestivo e poético nome.

Os amigos pediram meio litro de Ron Montilla, coca cola, limão, gelo e três copos, e passaram a tomar, sem pressa, sucessivos copos de cuba livre, então muito na moda. Passaram a montar a estratégia para o que denominaram de Operação Descabaçamento de Marcos. Fabrício foi peremptório em dizer que a estreia sexual deste deveria ser no Quartel General, ou velho QG, e não numa espelunca qualquer; que faria as tratativas com puta experiente, verdadeira professora em prática sexual, e mormente sem as indesejáveis doenças venéreas.

Coadjuvado por Mário, transmitiu a Marcos o que sabia e o que fingia saber dessa hedonística atividade. Recomendou que ele procurasse ter calma e não demonstrasse ansiedade. Mário Cunha, além de ter largo conhecimento livresco e teórico sobre o assunto, tinha uma imaginação fértil, com vasto arsenal de truques e simpatias, muitas sem a menor base científica. Explicou que o Ron Montilla, bebido com moderação, era uma espécie de afrodisíaco e retardava a ejaculação.

Recomendou ainda que, uma hora antes da relação, Marcos fosse ao banheiro e praticasse uma bronha, para que o coito fosse mais demorado. O rapaz ficou mais apreensivo e impressionado, ante tantos aconselhamentos e recomendações. Desconfiou que a bronha poderia ensejar, talvez, muito mais uma broxada. Na verdade, ficou mais nervoso do que já estava. Mas se manteve firme, e não pensou em bater em retirada.

Marcos empunhou o litro vazio de rum, olhou demorada e fixamente o seu rótulo, em que o esvoaçante papagaio pousava sobre o ombro esquerdo do estilizado pirata caolho, e se lembrou com indisfarçável emoção do livro A Ilha do Tesouro, cuja leitura tanto lhe encantou em sua meninice. Tocado de leve pelo espírito da garrafa, se autoproclamou pirata Gran Montilla, desbravador dos sete mares ou bares, e concitou:

– Partamos, meus amigos, para a ilha da Fantasia, do Tesouro ou da Utopia, onde iremos chafurdar no reino da putaria!...


Gargalharam e partiram. Sem pressa, contando anedotas e fazendo chistes, em prosa e em versos, sob a bênção prateada de uma esplêndida lua cheia, com a vida toda pela frente a lhes sorrir, estuante, cheia de graças e de flores, os três amigos seguiram a pé para o QG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário