domingo, 12 de agosto de 2018

Mensagem pelo Dia dos Pais

Elmar e João Miguel, com um ano de idade


Mensagem pelo Dia dos Pais

Recebi uma mensagem de congratulação pela passagem do Dia dos Pais, enviada pelo meu filho João Miguel para o whatsapp de minha mulher, Fátima, que muito me emocionou, mas que não a mereço em sua integralidade, conforme mandei lhe dizer em minha resposta, embora não possa deixar de dizer que mesmo assim fiquei feliz. Sem mais delongas e emocionalizações, transcrevo o que ele disse:

Hoje é o dia dos pais, dia do meu pai. Uma pessoa que me forjou, que muito ajudou a eu ser o que sou hoje. Eu só gostaria de ser apenas 50% dele, para mim isto já bastaria, já seria de bom tamanho. Um homem que na sua vida profissional e pessoal sempre teve uma conduta ilibada, honesta, íntegra, reconhecida por todos. Não tenho de que me envergonhar, só orgulho e tento também manter isso na minha vida.

Eu nunca me esqueço de um colega da escola, hoje advogado, que há alguns anos atrás me disse: "João conheci seu pai, eu estava conversando com uma pessoa e pensava que ele ocupasse outro cargo (inferior hierárquico, meu colega disse o nome do cargo), quando de repente ele disse que iria presidir audiência", ou seja mesmo ocupando um cargo considerado de alta hierarquia, ele não se deixou levar por isso, sempre mantendo a simplicidade e humildade. Portanto é isso que eu tento levar na minha vida pessoal e profissional, essas boas maneiras que ele me ensinou e deu exemplo.

Há 39 anos casado com minha mãe, nunca presenciei qualquer sinal de brigas, nenhum estremecimento na relação. É também um guerreiro que venceu dois CA na vida com muita sabedoria e principalmente disciplina.

Parabéns pai, sei que o senhor não é muito fã de datas (lembro que quando falava de comemorar data de aniversário, o senhor falava que tinha que comemorar era aprovação em vestibular, em concurso rs), também puxei isso do senhor, mas tinha que deixar esse registro, portanto desejo muitas felicidades, paz e saúde para senhor. Saudades! De seu filho João Miguel.”   

6 comentários:

  1. Elmar..que linda mensagem que seu filho lhe fez. Parabens. Mas sem duvidas falou somente a verdade. Quem me fez le essa mensagem em seu blog foi meu pai Caninde Correia que é seu amigao, disso nao tenha duvida. Parecia ate que esses elogios tinham sido para ele...de tanta satisfação e alegria que comentava comigo. Um abraço. Fatima Correia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Fátima,
      Muito obrigado por suas belas palavras, em meu nome e em nome de meu filho.Falei ao telefone com seu pai, meu amigo e compadre Canindé, e ele estava feliz e emocionado, mais até, talvez, do que se as palavras da mensagem de meu filho fossem dedicadas a ele. Ao longo de minha vida fins uns poucos amigos verdadeiros, que coloco à parte e acima, numa espécie de pódio ou pedestal, e entre eles, sem dúvida, está o nosso bravo Canindé Correia, amigo de várias décadas, que sempre soube aplaudir, incentivar e admirar as qualidades positivas dos outros. Contudo, acho que meu filho João Miguel exagerou na dosagem. Tanto não mereço, mas agradeço a todos e a Deus por suas palavras e pelo que disse seu pai.

      Excluir
  2. Caro poeta Elmar Carvalho:

    Há pouco li um enternecido, sincero e profundo preito de amor, de resto transcrito por V., em seu apreciado Blog, ao Dia dos Pais, dirigido a V., pai dedicado e extremoso, por seu filho, João Miguel.
    Gosto muito de ver trocas de admiração entre filhos e pais ou vice-versa. Me comovem porque sei que são ditadas do fundo do coração.
    Entre o pai e o filho não há evasivas, mas pleno sentido de abertura de uma amizade franca que não tem fim nem começo. O filho, ao se dar conta da vida, vê no pai quase sempre o seu amigo mais próximo, mais querido, mais amado, uma espécie de ídolo escolhido a dedo.
    Ora, há algo mais belo do que essas manifestações de carinho estreme e incondicional?
    Não, não há enquanto houver laços profundos e entranhados de amor filial ou de amor paterno.
    Que esses laços se eternizem, pois bem sei que eles passarão pelos tempos finitos e adentrarão o Universo do Espírito.
    Parabéns a seu filho, caro poeta Elmar Carvalho.

    Um abraço fraterno do
    Cunha e Silva Filho.

    ResponderExcluir
  3. Queria agradecer a todos pelos agradecimentos, mas reconhecimento foi algo (graças a Deus e ao meus pais) que aprendi muito cedo e que hoje aplico no cotidiano, principalmente na minha vida profissional. Por exercer muitas vezes o papel de lider, eu faço muita questão de reconhecer os bons valores dos meus subordinados. No nosso Boletim Geral (documento que relata nossas atividades administrativas) publicado todos os dias, há a quarta parte (o quarto item deste documento), chamada de Justiça e Disciplina, onde faço questão de ser cobrada não somente a disciplina, como também a justiça, para assim tornar os homens da nossa tropa mais motivados para o serviço.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Cunha,
    Muito obrigado por suas comoventes e sensíveis palavras.
    Sei que falou também a voz de nossa amizade de várias décadas, mas mesmo assim fiquei emocionado com suas palavras, que sei sinceras.
    Abraço,
    Elmar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua habitual gentileza e espírito de fidalguia.
      V. merece ser amado por sua família, pois é um pai muito dedicado e amante de seus familiares, a começar dos seus pais, cuja memória tão bem tem cultivado, sobretudo no seu primoroso livro de memórias: "Confissões de um juiz"(APL., 2014).

      Um cordial abraço d o

      Cunha e Silva Filho

      Excluir